sexta-feira, junho 24, 2011

21 de junho

1839
Nascimento do escritor Machado de Assis
Machado de Assis é um dos maiores escritores brasileiros. Ele começou cedo: com 15 anos, escreveu um poema chamado Ela, que foi publicado no jornal Marmota Fluminense e, com 25, lançou seu primeiro livro, Crisálidas, composto de poemas românticos. Foi o principal responsável pela fundação da Academia Brasileira de Letras, um lugar onde os maiores escritores brasileiros se reúnem. Também foi o primeiro presidente dessa instituição. Nessa época, seus livros já tinham um grande público. Assim, Machado de Assis era um homem bem-sucedido e um escritor reconhecido dentro e fora do Brasil. Mas, no fim de sua vida, tornou-se triste, doente e evitava as pessoas. Ele faleceu no dia 29 de setembro de 1908, no Rio de Janeiro.

Dia da Mídia
Meios de comunicação de massa são aqueles que divulgam informações (rádio, televisão, jornal, revista, livro, computador, videocassete, etc.) para um grupo bem grande de pessoas. E as mídias são os meios usados para enviar as informações. Existem diferentes tipos de mídia: mídia eletrônica - como o rádio e a televisão -, mídia impressa - como revistas, jornais, cartazes, malas-diretas, folhetos, etc. - e novas mídias, que utilizam a tecnologia da informática e dos satélites de comunicações.

Início do inverno no Hemisfério Sul
Bruuu! Que frio. Está começando o inverno, a mais fria estação do ano, que está entre o outono e a primavera. No Hemisfério Sul, onde fica o Brasil, o inverno vai de 21 de junho até 22 de setembro. Em nosso país, o inverno é bastante variado. Dependendo da região, pode ser mais frio ou mais quente. Por exemplo: no Sul, em algumas cidades, chega a nevar e, na Região Norte, a temperatura diminui, mas as pessoas raramente usam agasalhos como blusas de lã, casacos pesados, etc.

Dia do Migrante
Migrantes são pessoas ou grupos de pessoas que mudam de um lugar para outro em busca de melhores condições de vida. Essa mudança das pessoas de um lado para outro é importante e interessante. Mas o que nem sempre é legal é o motivo da mudança. Alguns brasileiros não têm condições de se alimentar, de ter uma casa decente na cidade onde nasceram e são praticamente obrigados a buscar outras cidades, às vezes muito distantes, para poder sobreviver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário