segunda-feira, junho 13, 2011

11 de junho

Dia da Marinha Brasileira

Eu adoro o mar! Gosto de nadar, surfar, velejar e de comer peixe assado. O mar é uma importante fonte de alimentos e de extração de petróleo, sal e algas. Além disso, 95% do comércio exterior brasileiro são transportados por via marítima. Por ser uma riqueza, o mar deve ser muito bem preservado, e a Marinha Brasileira é a responsável por controlar a sua exploração. A Marinha tem a missão de proteger e preservar nossa costa marítima, e isso significa que não é qualquer pessoa que pode extrair petróleo, pescar ou navegar por nossos mares. Pelo tamanho do nosso país, que é quase todo banhado pelo mar, logo vemos que a Marinha tem muito trabalho a fazer, não é mesmo? 

1910
Nascimento de Jacques Cousteau

E por falar em água e mar, hoje é o dia em que nasceu o pesquisador Jacques Cousteau, que estudava e filmava os oceanos. Foi ele que inventou o aqualung, aquele cilindro de ar comprimido que os mergulhadores carregam nas costas para respirar debaixo da água. Com o aqualung, Cousteau explorou rios, lagos e oceanos e produziu vários filmes para mostrar as belezas do mundo aquático. Ele morreu aos 87 anos e durante toda a sua vida lutou pela preservação da Antártida, denunciou os testes nucleares do Pacífico Sul e a pesca indiscriminada das baleias. Ele escreveu oitenta livros e produziu setenta filmes. Para ele, a beleza da natureza era sua musa inspiradora.

1855
Início das obras da estrada de ferro Central do Brasil

A Estrada de Ferro Central do Brasil já foi muito importante para o país. Ela integrou várias regiões, desenvolvendo a agricultura e possibilitando a criação de novas cidades. Suas principais linhas ligavam os três estados mais importantes do país naquela época: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. Como os transportes aéreo e rodoviário ainda não existiam, as pessoas mais ricas viajavam em trens muito luxuosos. Hoje, a maioria das estações construídas pela Central do Brasil está desativada. Perto da casa de meu avô tem uma linha de trem. Eu vivo sonhando em ser maquinista e viajar pelo Brasil afora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário